terça-feira, 27 de novembro de 2012


A aula do dia 07/11/2012 iniciou-se com um aquecimento um pouco diferente do que normalmente fazemos primeiro cada aluno teve que pegar uma bexiga encher e amarrar, depois tivemos que fazer os movimentos de acordo com o comando da professora, que foram os seguintes: batendo na palma da mão parados, andando e batendo na palma da mão, batendo na cabeça, na barriga, no pé, no ombro, no bumbum, jogando para o alto e antes de cair bater uma palma, jogando para o alto fazendo um giro sem deixar cair no chão, jogando para o alto fazer uma flexão. Cada movimento teve de forma lúdica a utilização de força, coordenação ou percepção espaço tempo. Ainda com a bexiga em duplas os alunos tiveram que executar a ginga da capoeira um de frente para o outro, segurando na mão contraria ao pé que esta atrás, os dois alunos realizam o movimento da ginga trocando a bexiga entre si.



Partindo pra o floreiro começamos com a progressão pedagógica do beija-flor: Dois a dois, um segurava uma das mãos do colega (quem faz o movimento deve ficar com a outra mão inteira no chão), primeiro Joga uma perna para cima, segundo movimento joga as duas pernas para cima sendo que uma fica estendida e a outra flexionada,  terceiro movimento Joga as duas pernas para cima sendo que as duas ficam estendidas, quarto movimento e por ultimo depois que já estiver bem confiante Joga duas pernas para cima sendo que as duas      ficam  estendidas    e          afastadas(mais        difícil).


Fizemos ainda a bananeira (parada de mão), o aluno precisa fazer a posição do “Elefantinho”: duas mãos e cabeça no chão flexionam os joelhos e apóia nos cotovelos. Apos ter feito o elefantinho sem estender as pernas, o professor ajuda com uma das mãos na coluna e as duas mãos no quadril. Depois que estender as pernas, então à ajuda vai ser com uma das mãos na barriga e a outra nas pernas na altura dos joelhos.

Queixada parecido com armada com giro.
Faz a ginga, e a perna que está atrás, cruza por trás e a que está na frente faz o chute e pára atrás.





Ainda nesse dia aprendemos a progressão pedagógica da ponte (Macaquinho). Colocar uma linha de referência no chão, Ficar de cócoras na frente dessa linha, Colocar uma mão para trás perto do glúteo e olhar para a mão, girar os dois pés por cima da mão. Progressão: Feita com as duas mãos.


Para encerrar a aula, foi feito uma roda para que mostrássemos os movimentos aprendidos.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário