segunda-feira, 26 de novembro de 2012


31/10/2012
Primeira aula de Capoeira


A aula iniciou com alongamentos: alongamentos são realizados visando todo o corpo, para ajudar no aumento da flexibilidade. Logo após iniciamos o aquecimento, Atividade: Mãe Cola (Capitão do mato): um aluno é o capitão do mato (pegador) que utilizara uma corda, O aluno que for pego devera fazer a cocorinha e para ser salvo outro colega devera realizar a meia lua (de fora para dentro), sendo que o aluno que esta na cocorinha devera fazer a defesa com o braço na frente do rosto. Ainda na mesma brincadeira pode-se modificar o estilo para descolar o colega. O aluno devera realizar a meia lua finalizando de costas e em seguida afastar as pernas com as mãos entre elas para que o colega que esta colado bata em suas mãos e seja salvo.




A professora distribui um giz para cada aluno fazer o desenho de um triângulo no chão com a base voltada para ela que estava a frente. Em seguida os alunos executam a ginga da capoeira no triângulo iniciando na base logo após utilizando a ponta do triângulo. O braço deve sempre estar posicionado contrário a perna.

depois ela nos ensinou a fazer meia lua,  fizemos a ginga e em seguida elevamos a perna fazendo um circulo de fora para dentro finalizando na posição da ginga. O mesmo exercício pode ser finalizado de costas, ou ainda, finalizar para trás e fazer a meia lua com a outa perna para trás.



Em duplas um fez a cocorinha e o outro a meia lua.

Aprendemos a progressão pedagógica do  AÚ (estrelinha), a professora nos ensinou a utilizar uma palavra que tenha quatro sílabas, o exemplo foi: CHO CO LA TE.
1ª sílaba: CHO = perna
2ªsílaba: CO= mão
3ªsílaba: LA= mão
4ºsílaba: TE= perna.

Primeiramente pode ser realizado sem elevar as pernas e quando a criança estiver mais confiante poderá fazer com elevação.






Armada (com giro). Iniciamos na posição da ginga em seguida viramos de lado e a perna que estava a frente cruza a de traz. A perna de traz executa o circulo por traz finalizando de frente na posição da ginga.



no final da aula foi feito uma roda. um aluno de cada vez ia fazendo os movimentos que tinham aprendido e para sair da roda tinha que dar um abraço em algum dos colegas que estava assistindo para entrar em seu lugar e para finalizar foi feito um jogo rápido de um contra um.


Capoeira na Educação Infantil: Teoria de Ensino e Atividades Práticas - Kaled Ferreira Barros http://www.capoeiradobrasil.com.br/


Nenhum comentário:

Postar um comentário