Turma: 4o período noturno
Curitiba, 15 de agosto de 2012.
Resenha do texto:
“Lutas, Artes Marciais e Esportes de Combate: Possibilidades,
Experiências e Abordagens no Currículo da Educação Física”, de
Fabrício Boscolo Del'Vecchio e Emerson Franchini.
No texto os autores relatam sobre a busca de serviços relacionados a lutas/artes, destacando que os mesmos estão sendo ofertados no ambiente escolar e não escolar (academias,clubes e condomínios) e no esporte propriamente dito. Alguns lugares da prática do esporte estão buscando cada vez mais enriquecer o seu leque sobre o assunto, pedindo assim ajuda a pesquisadores e universidades, para poder ter uma melhor adesão, avaliação, preparação física e técnicas.
A
Educação Física abrange lutas/artes como uma matéria importante,
pois a mesma engloba alguns temas transversais como violência e
cultura, sendo trabalhada na Licenciatura (formação de professores)
e Bacharelado (educação física e o esporte).
A
preparação profissional depende dos conhecimentos e da formação
do seu docente, o professor que era um lutador é capaz de ensinar
mais que um professor que nunca lutou? O professor que lutou a vida
toda além de ter a vivência e a experiência, precisa se atualizar.
Já o professor que nunca lutou, vive em constante atualização,
pois nao terá a experiência.
A
disciplina que concentra a maior parte do seu conteúdo prático se
classifica como “Disciplina de Orientação ás Atividades”,
tendo um resultado que os alunos que tem mais práticas e contato com
o esporte, absorvem maior conhecimento. Não posso deixar de citar
que a falta de especialização do professor em lutas/artes faz com
que o mesmo transmita apenas um tipo de luta para os seus discentes.
Tendo apenas algumas aulas semanais os alunos terão conhecimento de
artes/lutas em geral, um misto de aulas práticas e teoricas,
aprendendo os movimentos, golpes e pegadas, mas não os mesmos
refinados. O professor aliando o teórico com suas habilidades
pessoais terá maior facilidade para trabalhar.
Algumas
lutas/artes são ensinadas em determinados países pela
característica cultural, sendo definida como um jogo de oposição
onde o ponto forte está em controlar seu próprio corpo. O ensino da
luta no ambiente escolar é para que os mesmos saibam e possam ter
contato, não precisando assim ensinar técnicas avançadas.
Quando
consideramos que Lutas/Artes fazem parte do currículo acadêmico de
um faculdade ou até mesmo de uma escola, não podemos deixar que nos
ensinem apenas um tipo de luta, temos que ter contatos com todas as
modalidades da classe, por mais que alguns países tenham na sua
cultura um tipo de luta/artes que seja mais praticado.
As
lutas podem trazer dois tipos de ações: segurando e tocando, e
possuem duas metas (direta e indireta),sendo que as lutas de preensão
trabalham habilidades de empurrar e puxar, e a de toque controla a
coordenação. Lutas com ações de segurar e com meta direta podemos
destacar o jiu jitsu brasileiro, a indireta o judô e ações de
tocar com meta direta o karatê.
A
inclusão de lutas/artes na escola e na faculdade tem que ser
abordadas de uma forma geral, tendo em conta que quanto mais seu
docente tiver experiência e souber transmitir toda a sua experiência
e seu conteúdo, mais o discente poderá absorver os conteúdos
relacionados a todos os tipos e conceitos de luta, sendo assim o
melhor docente é aquele que já praticou ou foi atleta da modalidade
durantes anos?
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