Realizamos uma resenha do texto: A Evolução Sócio-Histórica do Judô: Primeiras Aproximações, esta resenha foi feita por mim, Dayane de Fatima da Rocha,4º período noite.
A Evolução Sócio-Histórica do Judô: Primeiras Aproximações
Um estudo foi realizado por alunos da UFG, que tiveram o apoio financeiro da faculdade, e realizado um projeto de pesquisa em cima dos alunos do Colégio Estadual Waldemar Mundim em Goiás tinha como foco elaborar uma proposta de metodologia de educação física tendo o judô como conteúdo.
Em relação á origem do judô foi destacados alguns pontos importantes: quando surgiu no Japão as pessoas daquela região não possuíam armas; as terras dos grandes precisam de guardas e o conflito dos grandes proprietários na época do feudalismo. Já o Jiu Jitsu teve por caracterização a formação de samurais; os camponeses abraçaram esse tipo de luta porque não precisava de arma para a prática; os fundamentos foram passados para o judô mais tarde, posso citar alguns golpes como: torções e estrangulamentos. Muito destacados pelos autores é que os alunos precisam ter conhecimento da história da luta para iniciar a prática da mesma, sendo assim teriam conhecimento que os camponeses criaram o jiu jitsu porque os samurais sempre armados com espadas eram mais perigosos que eles, sendo assim o jiu jitsu sendo uma luta corporal levavam os samurais á morte por estrangulamentos e torções.
Quando surgiu o judô nas escola alguns assuntos foram colocados como principal, onde e como surgiu o judô, teria de ser trabalhado a urbanização do Japão, as principais cidades que iniciou o judô como Nagasaki, Hiroshima, Osaka, sempre tendo a presença da policia e do sistema judiciário, não podendo esquecer do inventor do judô Jigoro Kano, onde ele defendia que não fazia mais sentindo lutar até a morte pois os tempos eram outros já e ele quis manter as tradições japonesas.
Os princípios que os autores destacam no texto para o fundamento do judô nas escolas são: quedas e rolamentos; equilíbrio x desequilíbrio; projeções e imobilizações. Nestes fundamentos começam a fazer sentindo o que Jigoro Kano cita a cima, um luta onde não precisa bater no seu oponente para a morte, e sim aplicar golpes no qual o aluno saberá e terá conhecimento do por que fazer aquilo e como fazer, os aspectos anatômicos, biomecânicos e a importância da contração da musculatura.
O judô num certo tempo virou o esporte de espetáculo, trabalhando sempre com os alunos, a cultura japonesa e outras ocidentais, imigrações, as características que o aluno precisa para poder desenvolver depois a pratica, dizer ainda que a prática quando é feita pelo rendimento o mais importante é vencer, destacar também as olimpíadas em Tóquio 1964 e finalizar com a guerra fria e a política. Já no processo do treinamento em si, transmitir e permitir a vivencia aos alunos e permitir o contato com uma academia ou clube onde ocorre o treinamento competitivo, ensinar as regras básicas internacionais, deixar ainda eles ter contato com uma pratica de treinamentos e organizar um torneio que simule a realidade de uma luta. Na sociedade o judô tem inúmeras relações com os cidadões, por exemplo, quando á pratica é feita pela saúde, o cidadão toma gosto e faz a prática pelo menos três vezes na semana para a melhora da saúde. Já quando é encarado como lazer devemos sempre levar a realidade do judô aos meios disponíveis que eles têm, sempre questionando se eles já leram sobre as lutas, se assistiram e praticaram alguma vez. Na escola as palestras, vídeos, trabalhos sobre a cultura e o judô, tudo isso desperta o interesse deles. Quando se fala de judô como esporte – espetáculo, temos que citar os meios de comunicações, comparando aos outros
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